A gestão de uma indústria não é tarefa fácil se os processos internos, tais como controle de estoque, entrada de nota, contas a pagar e receber, ou seja, todos os processos administrativos não estiverem bem definidos.
Esta situação não é novidade para ninguém, principalmente para empresas que não possuem um sistema de gestão de estoque, gestão de produção e de controle financeiro. Mas, quando se trata de gestão de pequenas e médias fábricas os processos administrativos devem ser ainda mais levados a sério, principalmente pelo fato de envolver diversos processos de produção que são pontos chaves para o sucesso da organização. Neste artigo, todos os elementos de gestão apontados podem se aplicar perfeitamente para o gerenciamento de fábricas.
Pensando assim, listamos o que a sua empresa deve ter em se tratando de sistemas de gestão, elementos muito importantes para que o seu controle seja bem assertivo:
> Facilidade para atribuição das composições de Produtos: Acabado, Intermediário, embalagem, matéria-prima, ou seja, todos os elementos que compõem os insumos para fabricação.
> Ordem de Produção apontando data de necessidade, quantidades, plano de contas x centro de custo relacional, data da fabricação, controle por Lote e possibilidade de avaliação de Produção Firme ou Prevista.
> Ajuste dos produtos empenhados no momento do Lançamento da Ordem de Produção.
> Plano Mestre de Produção – gerando documentos necessários para listagem de tudo que será produzido, a quantia e quando a produção acontecerá.
>Planejamento de Produção – momento de suma importância para as empresas organizarem os processos de produção, com estimativas de início e fim, levando em conta as perdas que podem ocorrer durante o processo produtivo. O FortePlus Sistemas leva em consideração os estoques mínimos, econômicos, as carteiras de pedidos em andamento para que a empresa possa gerar de forma assertiva o planejamento dos itens que deverão ser produzidos.
>Importante processo de Controle de Qualidade – visando análise de critérios de inspeção, método analítico, bem como apontamento do parâmetro de normalidade.
> Impressão dos documentos necessários de controle da qualidade – gerando análise das inspeções necessárias, laudo de resultados, certificados físicos/químicos.