Preço de custo é uma expressão usada geralmente para o preço de produtos, bens, serviços ou mercadorias oferecidas aos consumidores sem a inclusão do lucro, ou seja, equivalente a somatória dos gastos pelos produtores/comerciantes para a aquisição ou fabricação dos produtos ou mercadorias e os custos necessários para disponibiliza-lo à produção ou venda, incluindo fretes, mão-de-obra, energia, estocagem etc. Para tanto, a formação do preço de venda é um elemento chave para se ter sucesso financeiro na empresa.

Entenda quais são os conceitos de custos existentes:

Custos Fixos – São todos os gastos que não variam em função dos volumes produzidos;

Custos Variáveis – São gastos que variam proporcionalmente aos volumes produzidos.

Custos Diretos – São gastos que podem ser apropriados diretamente ao produto ou ao serviço.

Custos Indiretos – São gastos que para serem incorporados aos produtos ou aos serviços utilizam um critério de rateio, também são chamados de despesas (por não terem ligação direta com a produção).

O preço de venda ideal é aquela que cobre todos os custos e despesas e ainda sobre o lucro, deve ser competitivo e na medida do possível ser melhor que o da concorrência, deve permitir a manutenção do cliente e a expansão das vendas.

Em um artigo publicado pelo Sebrae, este tema é muito bem apresentado. Confira a publicação e desvende este processo em sua empresa. Clique aqui. Conheça o FortePlus Sistema e saiba mais sobre o módulo de formação do preço de vendas.

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