Saiba quais são os desafios da abertura de uma loja virtual.

Muitas pessoas que decidem abrir uma loja virtual entendem erroneamente que o maior custo da operação está na compra ou aluguel da plataforma de e-commerce, ao qual vai dar suporte às atividades. Bem verdade é que, na maioria das oportunidades, para que o empresário tenha uma loja de sucesso, este investimento deve corresponder, algo em torno de 15 a 20% do total investido.

 

Inclusive a maior dificuldade não está propriamente na escolha da plataforma e sim nas outras tarefas, tais como operação de compra, gestão e logística, além da necessidade de um bom planejamento e plano de negócios. O planejamento de um e-commerce é essencial que tenha todas as áreas representadas, tais como: cotação, ordem de compra, entrada de nota, controle de estoque, gestão de vendas, faturamento, controle financeiro, fiscal, contábil e principalmente processos logísticos.

 

Abrir uma loja virtual é essencialmente a mesma operação que um novo negócio no varejo tradicional, ou seja, a essência de uma loja física. A principal diferença é o processo de acesso aos produtos/serviços aos quais estão à venda. Pensando assim o planejamento deve ser feito com a mesma dedicação. Se o empresário já possui loja física e pretende entrar no comércio eletrônico, fato este que aconteceu de uma forma avassaladora na Pandemia do Covid 19, o processo de planejamento torna-se mais fácil do que àquele de uma marca inexistente, ao qual deseja iniciar suas operações essencialmente online.

 

Na grande maioria das operações, uma marca já essencialmente consolidada possui um plano de negócios e é necessário somente revisá-lo, levando em conta o estudo mais aprofundado nas variáveis do mundo digital.

 

Para desenvolver um planejamento estratégico digital, com o planejamento de avaliar as oportunidades do negócio e viabilidade do mesmo deve-se realizar um processo de planejamento muito importante.

O planejamento do roteiro para uma loja virtual é quase que o mesmo que um planejamento para a abertura de negócios de uma loja física. O processo de desenvolvimento dos esforços e investimentos de tempo deve ser o mesmo.

Veja quais etapas são essenciais para suprir os desafios da loja virtual.

  1. Elabore uma análise do mercado de atuação:

 

  • Quais são as perspectivas do mercado;
  • Quem são os concorrentes e similares, como atuam e se posicionam;
  • Quais são os fornecedores disponíveis e como funciona o fluxo de trabalho;
  • Qual é o seu público-alvo, entendendo quais são as necessidades e formas de atendê-los.
  1. Considere a análise ambiental interna e externa da empresa:

 

  • Avalie e comportamento do cenário em que sua empresa está posicionada, com fatores tais como, a variação do dólar, crédito bancário, políticas regulamentárias e com certeza como estão os tributos;
  • Faça uma análise sobre as oportunidades e ameaças do setor;
  • Compreenda as potencialidades e fragilidades dos produtos a serem vendidos;
  • Tenha no planejamento quais são as equipes disponíveis e necessárias para atendimento, operações dos canais de marketing, processos financeiros e demais áreas essenciais para operações da loja virtual.

 

  1. Conceitue a criação da estratégica do comércio eletrônico:

 

  • Planeje suas estratégias de crescimento, principalmente as verticais;
  • Estabeleça as estratégias para competir no mercado;
  • Faça um plano de comunicação e marketing.

 

  1. Entenda qual deve ser a viabilidade financeira:

  • Disponibilidade de Capital de Giro e capacidade de investimento;
  • Quais são os prazos para o Retorno sobre os investimentos (ROI).

 

Resumidamente, vários são os desafios para implementação de um comércio eletrônico. Algumas pessoas acreditam que seria bem mais fácil em comparação a uma estrutura de vendas de uma loja física. Essencialmente não é, pois as operações de comercio eletrônico envolve um universo muito maior e essencial das operações. A escolha da plataforma ideal inicia-se com a delimitação das pretensões da empresa e do público-alvo desejado.

 

Essas possibilidades serão o principal ponto de orientação do empreendedor, ao qual se prepara para começar a atuar virtualmente, mas que na maioria das vezes não sabem por onde começar e menos ainda, como empreender no ambiente.

A Solução do FortePlus Sistema possibilita a integração em diversas plataformas de e-commerce existentes no mercado brasileiro, tais como: Loja IntegradaNuvem ShopTrayLive CommerceI7 CommerceJet Commerce, entre outros. A nossa plataforma conta também com as integrações de HUB, que amplia as vendas do seu E-commerce com total segurança e estabilidade, para MarketPlace, tais como B2W MarketPlace e Any Marketing, e ainda mais contato com a eficiência de operadores logísticos como a Serra Park.

Outro ponto e definitivamente muito importante é na escolha de um software de gestão das operações da loja virtual. A FortePlus Sistemas pode auxiliar nestas expectativas de vendas e operações para controle da gestão, suprindo os desafios para implementação de uma gestão eficaz das lojas virtuais. Estas operações são também conhecidas como Backoffice. É usado há muito tempo em sistemas de gestão integrada. ERP deve tratar com excelência o pagamento e emissão de notas fiscais, aos quais, acontecem após a entrega do produto. Nas operações da loja virtual, a venda começa com o pagamento e emissão de notas, para posteriormente ser executada a entrega do produto. Os desafios são grandes e essenciais, mas com um bom planejamento destas operações a maioria das dificuldades, sejam elas, tecnológicas ou de gestão são facilmente superadas após uma boa operação de planejamento.